7/30/2020

Leia Capítulo do romance As Àguias Voam Sós



Na praia
Em um amplo quarto, fechado, com a luz acesa em plena tarde, sobre uma cama desfeita estão vários livros. No esplendor dos seus 21 anos, Adélia Weink, cabelos curtos, corpo moreno, perfeito, caminha nua pelo quarto, com uma mão segura uma maçã mordida e na outra um livro, que comenta em voz alta. Suando, parece um animal preso, enjaulado, rosto redondo, bonito, expressivo, decidido, estuda história e contra a vontade passa as férias com a família. Exigência materna e paterna, sob a ameaça de ter o dinheiro do final do mês suprimido.
Filha de fazendeiros tradicionais de Guaporé, Adélia, filha única do casal, não saíra exatamente como os pais desejavam, a começar pelo curso que escolhera. O pai queria que ela tivesse escolhido veterinária, assim, imaginava ele,ela encontraria um veterinário, casariam e iriam continuar a tradição da família voltada para criação de gado.
O verão era única oportunidade de estarem juntos. Depois que Adélia entrara na faculdade, começara a ter conflitos com a família e mantinha-se quase sempre que possível distante deles.
O verão transcorria para ela como um suplício. Enquanto as primas corriam de uma festa para outra, da praia para o colo dos namorados, ela fechada no quarto lia, estudava diversos autores. Agora devorava Regis Debray.
Leitura atormentada. Apressada. Interrompida por anotações, decisões. Discursos que fazia para si mesma, caminhando de um lado para outro .
- É preciso iniciar a luta armada, direta, sem escalas contra a burguesia e contra esse exército vassalo atrelado e subserviente ao imperialismo norte-americano. É preciso iniciar a luta armada. Vai ser esse ano,é necessário romper, vou romper com toda esta
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esquerda reformista.
Nos almoços com a família, que era quando saia do quarto e se permitia ter um mínimo convívio com a família Adélia não partilhava dos assuntos da mesa, achava-os banais demais, infantis. Enquanto falava-se no verão, nas parentes e amigas que haviam ficado noivas, ou quem andava com quem, ela procurava fazer a sua refeição o mais rápido que conseguia, levantava e sumia sem dar uma palavra.
A mãe no alto dos seus noventa quilos, olhando para ela e com um certo ar de piedade disse:
-Você está tão branca minha filhinha, porque não vais à praia?
-Tia, eu já cansei de convidar Adélia, mas parece que ela não gosta de sol. Gosta de ficar trancada no quarto, lendo -observou a prima com um acento de deboche na frase, insinuando que Adélia fazia coisas estranhas no quarto, além de ler.
-Imbecis - pensou Adélia - vocês ficam aí, comendo preocupando-se com a cor da pele, enquanto há uma guerra no país, uma guerra que não aparece nos jornais que estão censurados, quando não estão coniventes. Os porões da ditadura repletos de prisioneiros, companheiros e amigos desaparecidos. Se eu não tomar uma atitude, acabo assim, burguesinha decadente que nem vocês, preocupadas com a cor da pele e os namoradinhos. Por que será que as pessoas mais próximas a nós não percebem quem é a gente de verdade? Elas falam de mim sem saber que tenho um coração, que quase me salta da boca de tanta indignação....E querem saber de mais uma coisa:
- Querem saber de uma coisa?Chega! -explodiu, levantando da mesa num ímpeto e apontando para as duas primas que comiam como se estivessem numa escola de etiqueta -ninguém me obriga a ouvir mais essas idiotas, duas burguesinhas perfumadas, vazias e inúteis. Não entendo como alguém pode levar uma vida assim como vocês, completamente inúteis, uma vida vazia, sem propósito, preocupadas apenas com sua aparência de vacas enfeitadas.
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- Mas o que é isso minha filha? - perguntou a mãe assustada.
Todos na mesa paravam de comer.
-Essas duas cabeças ocas e vocês todos juntos, um bando de idiotas e tem mais uma coisa, vou arrumar as minhas malas e volto hoje para Porto Alegre, não fico mais nem um dia aqui! -afirmou, irritada, virou-se e saiu da mesa direto para o quarto disposta a ir embora o mais rápido possível.
Apesar do constrangimento criado por Adélia, na mesa, aos poucos o clima foi voltando ao normal, com as primas falando da roupa e do cabelo que sairiam à noite e a mãe lamentando que Adélia não fosse igual a elas, tão boazinhas, comportadas.
-Essa minha filha! Essa minha filha! Não me conformo. Pensei que nesse verão ela ficaria mais sossegada. Primeiro, foi aquele namorado, com aqueles cabelos enormes, um bigode que parecia de índio, estudante de botânica ou biologia, sei lá, metido a escritor, um vagabundo, agora política, política, como se tudo no mundo se resumisse a política.
-Calma, tiazinha, calma.
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Aqui surge um novo personagem sem rosto, Abram Sherman. Se o leitor quiser poderá ignorar o que ele diz sem prejuízo nenhum para o romance. Ele escreve:
Descendente de Adam Kadmon, percorri várias existências que confundem-se com o tempo, da mesma maneira que o planeta percorrer a sua órbita. Num círculo idêntico ao da serpente que devora a própria cauda, habitei países tão diversos como a Mesopotâmia e o Baixo Egito. Esqueci meus outros nomes, rostos, depois de beber a água do rio Lates. Fazendo de meu nome uma metáfora, início dizendo que tenho 30 anos neste corpo que ora habito, quando reencontrei o caminho que conduz a quem procura Aquele cujo nome é impronunciável. Poucos sabem da terrível importância deste reencontro, para os que não sabem e desejam procurar digo apenas, que lembrem-se de quem eram antes de serem o que são e que se resolverem seguir nesta viagem a porta estará lá, sempre, basta bater e ela se abrirá, indiferente ao tempo e às condições que vivam a humanidade”.
Abram Sherman

6/11/2020

Skyquake: Fenômeno atmosférico ou trombetas do apocalise e/ou?

                  


O fato de ser escritor de ficção, jornalista de longa data e não trazer nenhum texto autenticado por um médium famoso ou possível desencarnado e ser autor de um modesto livro sobre os bardos e druídas  (O Livro Negros do Bardos, entre outros livros, é claro), e afirmar que, às vezes, recebo algumas informações que não estão disponíveis nos canais humanos usuais,contemporâneos, talvez, me absolva de tratar de um assunto tão estranho registrado e inexplicado, não apenas pela mídia convencional, mas gravados no mundo todo:os skayquake(Ruídos no céu ou terremotos no céu como são chamados em inglês).
E, o assunto é tão estranho que a onipresente Nasa já saiu explicando com sua autoridade espacial mundial:"São fenômenos atmosféricos". A Nasa diz e ficamos satisfeitos.Ficamos satisfeitos com todas as explicações simples que nos derem, 
Por outro lado,as denominadas autoridades eclesiásticas, não escutaram nada, naquele momento, estavam escutando outra coisa e assim, pastores, entre outros... 
Mas porque eles deveriam explicar a origem e a razão da existência destes sons? 
Que responsabilidade tem sobre estes sons,afinal? Ora, só porque estes sons vem do céu e ninguém os gera ou faz e, sons semelhantes são citados na Bíblia.
Então, deixem a Nasa dizer qualquer coisa, afinal o céu é administrado por ela, ela que explique.
Mas será isto ou só isso?
Vamos excluir a possibilidade de serem as trombetas do apocalipse citadas pelo Apóstolo João.
Até inventarmos um novo termo para estes sons, Trombetas é o melhor porque estes sons vem avisar sim, aos seres humanos que vivem nesta terra que eles vão receber visitas, ou seja, naquele local onde foram escutados estes sons não produzidos por seres humanos, deverão descer do céu, também, seres humanos que lá estavam e estarão aqui de visita por 36 horas, junto das pessoas que amaram para se despedir, pois estavam longe quando partiram, ou vem rever, falar, lembra-las que não há necessidade de sofrimento.
Já deve teve acontecido com você: Lembrar de uma pessoa querida que partiu sem se despedir e de repente,você lembra dela, de seu sorriso de uma frase, de alguma bobagem que fizeram juntos e você sorri.Fica feliz com a lembrança. Talvez, digo aqui, talvez, ela esteja ali do seu lado por estas 36 horas.
Para finalizar, digo apenas que o céu só tem um administrador se você não sabe quem é continue acreditando nas explicações mais simples ou naquelas que lhes convém.Esta aqui pode ser mais uma.


5/08/2020

Réquiem(requiem aeternan dona eis* )para um palhaço morto

Minha infância foi repleta de palhaços, eles estavam nos circos, nas revistas, no rádio, televisão, havia uma revista (gibi) dos palhaços Fred e Carequinha, este último foi um dos palhaços mais famosos do Brasil e atuou durante anos na sua profissão viveu 90 anos e,segundo consta, queria ser enterrado pintado pra, de acordo com ele, alegrar o outro lado. Como a família não respeitou o desejo, tenho certeza que ao chegar ali ( não é muito longe), foi imediatamente pra maquiagem e começar fazer palhaçadas.Alguém não acredita que isto não existe do outro lado? Garanto que sim,há o lugar dos palhaços onde as gargalhadas são infinitas.Não é brincadeira o que digo.Riam se não acreditarem numa verdade tão real como este mundo. Somos mal educados,nossos professores são ignorantes e acredito que são cegos instruindo cegos.Mas isto já é outro assunto.
Em cada circo que passava na cidade sempre havia o grupo de palhaços, eles sempre foram a alma do circo, que tinha outros profissionais,os desafiantes da morte,os domadores, mágicos, os acróbatas,mas eram os palhaços que derrubavam aquela seriedade toda.
 E, o personagem continua vivo até os dias de hoje,basicamente com a mesma função.Estes que citei eram palhaços tradicionais, com a pintura no rosto que esconde a face e surgiram na Comédia  Dell'arte lá pelo século 18, os bobos da corte,humoristas,os atores, palhaços sem a máscara sempre existiram. A arte, o humor acompanha o homem desde que se tem registro de seu caminho sobre a terra.Mostrando o ridículo das ações,a beleza, o amor, a estupidez e outros comportamentos desprezíveis, alguns pagaram com sua vida a ousadia ou critica, mas isto nunca os impediu de fazer.O valor deles é impossível de medir, porque falamos de arte, que sempre toca as pessoas, emociona, encanta, faz rir, chorar, ter medo, experimenta o amor,o desamor, e assim por diante nas emoções humanas.
 Fiz este introito pra falar de um ator que saiu daqui recentemente  (seu nome esta por aí, não há necessidade que o repita e seu nome, talvez, não seja tão importante como os papéis que representou e, não foi Shakespeare em Romeu e Julieta que perguntou: "o que importa um nome, acaso a rosa muda de perfume se trocarem seu nome?")que por anos trabalhou na televisão,teatro,cinema, ora fazendo papéis humorísticos, hora papéis sérios. Lembro de uma novela de grande audiência aonde ele interpretava um aposentado que não recebia sua aposentadoria (ou algo equivalente) e numa das falas reclamava:
-O Brasil está me devendo!
Provavelmente a fala havia sido escrita pelo autor da novela, mas ele deu um peso e carga dramática importante tornando crível o personagem. Era um ator,um"clow"um palhaço, palhaço triste, pesado como todos os palhaços tristes, conscientes de sua profissão e a exercem de forma critica,sem aquele "distanciamento brechetiano", ou seja, vestem o personagem da forma sugerido por Stanislavisk (quase como médium, incorporado no personagem).Nunca consegui rir de suas interpretações havia uma sombra nelas que mais incomodava do que proporcionava alegria, era um olhar forte sobre a realidade que não permitia concessões, podia-se perceber na sua expressão facial e corporal a gravidade de suas representações.Vi outra destas interpretações,onde ele retratava um ex-jogador de futebol que lamentava a decadência do seu corpo,interpretação forte, densa, se trabalhasse em outro país que desse valor maior a sua arte, certamente, seria premiado, talvez, isto fosse uma de suas queixas.O não reconhecimento verdadeiro à sua arte.
E la nave va e recebemos a notícia que o ator realizou seu último monólogo no qual entrega a sua vida para o que chamamos de morte acreditando que é o final da representação, neste mundo, sem imaginar que sai deste mundo para entrar em outro.Como não havia um roteirista e nem um bom diretor ele resolveu escrever e interpretar o monólogo sem nem um iluminador para dar luz a ribalta,um contrarregra para ajudar, ele mesmo abriu as cortinas, leu o texto que havia escrito e levou o ato até o fim, mas não sabia que no teatro como na vida que conhecemos nenhum ato termina sozinho, ele continua vivendo na cabeça de outras pessoas, através de imagens, repetições que prosseguem infinitamente e não acabam com o fechamento da cortina.
No monólogo que escreveu,parece que lamentava o pais e, como via de consequência, o mundo que viveu.
 Creio que aquela fala, lá atrás, "o Brasil me deve" repercutiu fundo em sua vida. Ele queria cobrar uma dívida inexistente, impagável, falando das pessoas e do mundo que encontrou e do qual saiu sem agradecer nada, nem as gentilezas, os aplausos, os sorrisos que provocou,o apreço por sua arte que certamente algumas vezes recebeu neste mundo repleto de ingratitudes, mas, maravilhoso em complexidade e beleza.
 Mas, ele não precisava mesmo agradecer, nós é que agradecemos por ter partilhado de seus personagens, da alegria que proporcionou para muitas pessoas, pela sua seriedade e pela reflexão, por sua arte que o consagrou e certamente será eterna. 



*Dai-lhe o repouso eterno".Com o auxílio do Dicionário Aurélio e wikipedia sobre Carequinha.

7/28/2014

Vai ler ô inocente, sabe nada!

Bah!
Só uma exclamação como esta, aqui do rio grande, para expressar surpresa sobre coisas inauditas e absurdas. Bah!
O que eu li hoje me perturbou, me fez voltar a esse blog para escrever sobre uma grande imbecilidade mal rascunhada a respeito de Ariano Suassuna.
Um  tal de Alex Antunes (uma pergunta, quantos livros tem publicado o moço?) metendo o pau em Ariano Suassuna, recém falecido. O cara escreve  se não me engano no Yahoo.
O  tal segue a antiga tendência do pensamento colonizado de que qualquer brasileiro, seja qual for, vale nada, nem merece respeito. Consideração, nem se fala.
O rapaz ataca Suassuna porque ele ousou falar de uma cultura avassaladora,doentia, essa sim, burra na maior expressão.
Ariano, no texto de Alex, não merece nenhum respeito, nada. O texto é deselegante e até imoral.
 Brasileiro não pode ser pensador, não pode cometer equívoco ou dizer bobagens.
Mas, com certeza, diante de um Noam Chomsky certamente Alex se ajoelharia. Nada contra Noam Chomsky um dos poucos norte-americanos que mete o pau naquela cultura voltada para o sucesso a qualquer preço, do bem estar armamentista, e  fala do que a mídia ignora, por conveniência ou grana.

A  questão de Ariano,aqui é emblemática.
Suassuna foi um dos poucos brasileiros que vi nos últimos anos criticar palavras, costumes mal importados e nisso seguia a tendência dos modernistas quando buscavam encontrar uma linguagem escrita nossa, adequada para nossa fala.
Oswaldo de Andrade chegou a ser criticado por  Mario de Andrade pelo o uso da palavra garagem. 
E nisto Ariano fez o que um intelectual de valor faria, usando os espaços disponíveis para chamar a atenção sobre a necessidade de manter um pouco de nossa integridade cultural.
E a gozação dele, com a volta, o entorno  dos buracos negros?
Aquilo é física, mano.
O cara tava brincando com a questão dos buracos negros, de leve.
Ele criticou como ninguém como raros intelectuais, uma cultura massiva que exporta sua ignorância, seu mitos pobres, explorados como os negros que cantam sua miséria social e política:“ estou com grana hoje,vou detonar na balada, vou comer  todas, tenho um carrão fudido e você otário, tem o que?”!
O carrão, a grana, conseguida onde? Na esquina, com a miséria  dos que não reagem mais por falta de forças. Tai o Tupac morto, e tantos outros.
E Madonna? Com  sua voz de falsete, pouco talento e uma produça enorme (como diz um produtor musical nosso), pra fazer aquela franga pelada parecer que cantava. Aonde ela anda agora?Ah! Mudou de nome, se chama Lady Gaga.
Homer Simpson faz bem em comer o vestido dela.  O Grammy que ela ganhou não foi pela voz ou pelo talento, mas pelo vestido que ofendeu metade deste mundo faminto.
Viva esses mitos!
Mitos, talentos  com prazo de validade!
Suassuna matou a charada, rapaz!
E você, babe!Porque nunca na sua vã filosofia de almanaque vai conseguir essa síntese.
E,digo mais,Ariano não era xenófobo, as referências de sua obra são universais, na Compadecia, estão lá para quem souber ler, O Mercador de Veneza, lendas árabes e, ele teve a sabedoria de grande intelectual de confessar isso.E  brincar com isso!
 Lá pelos anos oitenta ele disse que não iria escrever mais, tenho mais de uma testemunha deste seu destempero.
Num país como o nosso, de respeito escasso, é fácil de entender a atitude.
E você, seu Alex? Já pensou em parar de escrever? Essa seria uma ótima hora para pensar nisto.
É isso! Viva a cultura do ritmo sem música, da poesia sem poesia !Do tambor, sem harmonia.
Vivemos a era do lixo, lixo imposto em cima de culturas  miseráveis,  pobres e mais ignorantes.Viva  nossa miséria  e ignorância para a felicidade e beneplácito das multinacionais do disco,das editoras que lançam toneladas de livros criados por equipes de redatores, de um cinema que multiplica a velocidade dos carros, dos tiros e da violência gratuita.
Gosto é gosto.
Mas cultura é cultura. Para fazer cultura  precisa esforço, trabalho, dúvidas, erros e dedicação.
Coisas necessárias a um bom intelectual.
Para  cultura de massa é só babar, diante do traje de Lady Gaga e as coxas  magras da Madonna.
Sussuana acertou como um intelectual serio, importante que foi.

Sabe nada ô inocente, útil!
A mulher ta andando com o vizinho e tu rindo na beira da piscina. Achando que sabe das coisas.
Ariano sabia do que falava e se lidou com os milicos, fez como a maioria dos brasileiros para conseguir sobreviver naquele período podre do Brasil, coisa que este senhor Alex não deve saber por que não passou por isso.
Õ sujeito! Por acaso tirou passaporte,ou teve que fugir daqui neste período? Esteve fora, exilado?Pensou e sofreu o Brasil longe dele? Sabe nada!Ou viveu aqui tendo que sustentar uma família cuidando-se dos arapongas que infestavam cada departamento de universidade, repartições públicas e a vida social ou privada?
Fácil falar, vai falando, mas respeito e cuidado com o que fala!
Não conseguirmos ter uma indústria cultural, e uma medíocre  indústria em geral, porque temos um atraso atávico e uma corja de nojentos que nunca respeitou esses país como ele merece ser respeitado.
 Vá ler história, inocente, sugiro um brasileiro como Nelson Wernek  Sodré,historiador e milico, mas com que história pessoal e intelectual, meu caro!Em suas Razões da Independência ele mostra como lombo dos negros no Brasil criou a Revolução Industrial, você sabia?
Claro que não, isso não interessa a burrice nacional colonizada!
 Não!
 Interessa o pitoresco, o cômico o ridículo e o grosseiro. Alguns brasileiros gostam de ter uma baixa auto-estima de viver no brete, enjaulado, bebendo coca cola  e rindo  com os dentes cariados para enfeitar e pagar a beleza do show bizz.
Nelson Werneck como Ariano, entre vários outros, amaram profundamente esse país. E buscavam  saber de suas raízes e não apenas da superfície.
Qualquer moleque norte-americano  respeita  os pais de sua pátria e aqui?
E sabe por quê? Desde o berço eles são ensinados a respeitar.E aqui se ensina algum tipo de respeito? Ensina-se o deboche, o amor as chuteiras e o desprezo como foi demonstrado no seu texto.
Não, aqui debochamos da mãe do juiz, do bigode de dona Carlota e enfatizamos o ridículo histórico.
País  de gente  metida a saber escrever, é  fácil atacar quem morreu  ontem.
Fácil, ele não vai sair do túmulo como um personagem dos vídeos de Michael Jackson pra puxar a sua barba medíocre.
Fácil dizer que  ele que viveu a sua vida em erro. Porque era de esquerda, etc,besteira, você não percebeu que esquerda e direta hoje são bobagens, aqui e no teu país, os EUA. Lá eles se dividem em democratas e republicanos, uns a favor da grana e outros a favor de dividir um pouco desta grana.

E digo mais, conheço a obra de Ariano desde criança,
Ele já era grande quando você certamente não era nem era nascido e havia orgulho nos teatros dos colégios quando alguém interpretava um personagem do Auto da Compadecida. E, esse orgulho  vai continuar existindo apesar de você como já dizia Chico Buarque.
Respeito é bom e eu gosto como se fala aqui no rio grande.
Te dou (ou dou-te) uma tarefa, pequena coisa metida a critico:
Lê o Auto da Compadecida.  Mas lê, não o que a Globo exibiu. E nem vai ao You Tube ou no Google achar que vai descobrir o que não sabe.
E vai ficar surpreso o quanto de beleza, humanidade,  arte, criação, existe no texto.
Você é capaz disto? 
Suassuna perdoa esses, aliás, a Compadecida perdoa.
E começa a ler Alex,  faz o favor. Dá pra ver pelo seu texto que você não leu nada! E o que leu não conseguiu entender.
Seu texto capenga, tosco mostra  muito bem do que são feitos os, talvez, pretensos novos intelectuais brasileiros, sem história e ocos.
Cheios de vento e miséria.
Vai ler ô inocente!

 Mas bah!




3/09/2013

Porto Poesia

Reportagem sobre Porto Poesia- Tv Pampa

3/29/2012

Ferreira Gullar não voa

Ferreira Gullar não viaja de avião, em função disso o poeta se tem deslocado pouco do Rio de Janeiro para fazer palestras ou receber alguns dos prêmios que recebeu por sua obra como o prêmio Jabuti, Prêmio Camões e agora o Prêmio Moacir Scliar de Poesia, do qual Gullar é o vencedor. O “não voar” de Gullar seria motivo alegado pela direção do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul para entrega do prêmio de 150 mil reais a ele conferido na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro no próximo dia 29. Dos 152 concorrentes ao prêmio apenas três nomes nacionais reconhecidos: Adélia Prado, Gullar e Marina Colasanti; dois nomes regionais conhecidos e 147 nomes desconhecidos, provavelmente novos poetas. É curiosa a seleção do livro de poemas de Gullar para receber o Prêmio por se tratar de uma antologia ( ou seja, poemas já publicados) e um dos jurados ter feito a apresentação do livro premiado. A editora do livro vencedor também recebe 30 mil reais, sendo que esta gentilmente patrocinará a festa no Rio de Janeiro, outro fato que causa estranheza, pois não é usual um premiado patrocinar um coquetel de premiação. Um dos poetas que recebeu menção honrosa resolveu recusar a premiação perturbando um pouco o brilho da entrega do prêmio à Gullar pelo nosso governador no dia 29. A impressão que me ficou desse embroglio é que, enquanto Gullar não voa, alguns dos nossos intelectuais da província não correm, voam, como mariposas atrás do brilho efêmero da luz que emana do talento alheio. Seria interessante que Instituto Estadual do Livro em nome da lisura do concurso abrisse os votos de todos os jurados que premiaram Gullar, pois os nomes dos concorrentes e dos jurados podem ser acessados no site do Instituto, mas os votos não.

(fontes- Zero Hora dia 21 de março de 2012- site do Instituto Estadual do Livro)

11/16/2010

Quando a liberdade é ferida não há remédio que a cure


A prisão de Telma  também demonstra o quanto a verdade pode ser alterada quando se quer.
Como disse anteriormente ninguém me mostrou, eu passei no local da performance, pouco antes de fechar a Feira, passamos entre três pessoas ao largo do grupo de pessoas que assistia a poeta Telma Scherer. O argumento usado pela Feira da impossibilidade de passagem de um cadeirante chega a ser terrível pelo mau uso do exemplo.
Os 56 anos alegados pela mesma nota, também não explicam, que esse tempo transcorreu com diversas administrações da Câmara do Livro, ou seja, não acredito que essa antiguidade também dê guarida a esse tipo de atitude e nem mesmo as estatísticas que a Câmara exibe garantem a isenção de responsabilidade nessa questão, pois quando a liberdade é ferida, a estatística, as afirmações de idoneidade são inúteis. E se torna mais grave quando se trata de um evento dito cultural, não apenas livreiro e que utiliza verbas públicas para sua consecução.

A nota publicada pela Feira do Livro  que pode ser lida abaixo ou verificada na link
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3108341.xml

Nota da Câmara Rio-Grandense do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro realiza a Feira do Livro de Porto Alegre há 55 anos sempre preocupada em garantir um evento democrático, aberto e gratuito. As manifestações populares durante a realização da Feira do Livro são comuns e até mesmo já se tornaram uma prática natural em locais onde há grande concentração de pessoas.

A ação da Brigada Militar ocorrida na noite de sexta-feira, foi motivada pela solicitação de visitantes da Feira do Livro que foram impedidos de circular, como por exemplo, mãe e filho cadeirante que não conseguiram prosseguir em um corredor do evento.

Outros fatos decorrentes da manifestação, como a ingestão abusiva e a oferta de bebida alcoólica na via pública, foram relatados por diversas pessoas.

A ação da Brigada Militar foi no sentido de colaborar para a segurança de todos, inclusive da própria manifestante, que foi conduzida até o posto policial da Praça da Alfândega, acompanhada de amigos e outras pessoas que assistiram a abordagem da Brigada Militar.

A autora não foi presa, tendo sido liberada imediatamente após sua identificação, uma vez que não portava documentos e não foi realizada representação contra a mesma.

ZERO HORA

Feira do Livro de Porto Alegre ofende a poesia


No caminho com Maiakovski
                                         De Eduardo Alves da Costa

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

O recente episódio que redundou na prisão violenta da poeta Telma Scherer durante a sua performance na 56 Feira do Livro de Porto Alegre no dia 12 de novembro de 2010, mostra o grau de insanidade a que chegou aqueles que são responsáveis por uma Feira de Livros que se pretende cultural e que revela, finalmente, que de cultura nada desejam além de vender livros e no que se diz cultural não passa de uma quermesse mal animada.
Ninguém me contou, estive presente, por acaso, no ato da prisão de Telma quando um ex-presidente da Feira declarou em alto e bom som : ”-essa mulher tem que ser presa está  perturbando as barracas da Feira”.
Na mesma oportunidade os policiais encarregados de prendê-la disseram que iam fazer nela exame de teor alcoólico e exame psiquiátrico num posto de atendimento do INSS.
O constrangimento e a virulência foi tanta que deixou a poeta, sensível, muito assustada, sendo tratada como uma verdadeira criminosa.
As garantias de livre expressão da Constituição foram rasgadas naquele momento, sem levar em consideração a ausência de um mínimo de bom senso dos administradores da Feira que a acusaram da forma que fizeram.
Unindo-se a isso tivemos mais uma demonstração também da grande mídia, quando um dos mais importantes jornais da capital minimizou o incidente, mostrando mais uma vez o jornalismo subserviente que é useiro e vezeiro de praticar.
Não podemos esquecer também os nossos intelectuais que também minimizaram o episódio como se ele não fosse emblemático de um momento que vive a nossa cultura subserviente ao poder econômico e feliz com as migalhas que lhes são atiradas através de um reconhecimento feito de cartas marcadas e jogadas bem ensaiadas para disfarçar o uso de verbas públicas que  terminam por caucionar a prisão uma poeta.
Ficar calado a isso é admitir a nossa impotência diante de um acontecimento tão grave que não poderá ser esquecido com facilidade pois, senão como diz poema chegaremos novamente no momento: “que já não podemos fazer mais nada”.

Marco Celso Huffell Viola

1/19/2010

Nossas elites, intelectuais, a mídia e o Estado


Um policial rouba a jaqueta de um ladrão e rouba do ladrão, também, os tênis ainda suados dos pés de um recém-morto pelo ladrão em um local público. Se não houvesse câmaras registrando que o sujeito agonizante não recebeu socorro, pois o policial estava ocupado em roubar o ladrão e não chamou o socorro, o fato passaria desapercebido. E já está esquecido.  Aconteceu no mês de outubro de 2009 no Rio de Janeiro.Retornei a ele por que é caso emblemático.
O acontecimento todo é de uma crueldade, de uma ferocidade, desumanidade tão terrível que só pode ser equiparado a um país em guerra e cujos valores estão completamente distorcidos.
A música de Chico Buarque, Chame o Ladrão, hoje, seria perigosa.
Um país mantido por uma elite apática e tão corrupta que não age-reage a nada que não retorne em benesses para si. E essa elite não é apenas a elite política, mas todo o grupo social organizado que tem condições fazer diferença nessa indiferença e brutalidade, como a igreja, as organizações sindicais patronais ou não, entre outras.
O morto?
Coordenador de projetos sociais do grupo AfroReggae Evandro João da Silva (1).
Notícias do Rio de Janeiro, vejo tiros dentro da noite e algumas pessoas que residem na cidade.Dizerem:-Isso é coisa da Globo, não acontece onde estamos.
-Mentira!
Ou seja, se não acontece na sua janela ou na sua porta não existe.
A apatia é contagiosa.
Dois anos atrás, foi à vez da de uma pessoa ligada a um grande empresário do Sul.
O Jornal Nacional falou dois dias e depois a notícia desapareceu.
Vira notícia quando os crimes possuem repercussão.Quando São Paulo ficou a mercê de uma quadrilha, o fato virou documentário.
Os pequenos crimes, diários, cometidos em todos os níveis, esses não saem no noticiário.
A atitude de o policial roubar o ladrão é reflexo da impunidade, da apatia, da mediocridade organizada e mantida pela preguiça nacional burra e mal intencionada.
A morte foi banalizada pelos apresentadores gritões do jornalismo sensacionalista - imbecil-marrom e do sofisticado casal que aparece bonito e limpinho, toda noite cujo noticiário é tão bonito e limpinho quanto eles, e não possui um editorialista confiável, sério, respeitado.
Dio pai.
Ninguém está a salvo nessa cidade e em nenhum cidade brasileira, nem quem procura melhorar a vida daqueles que nada têm com música, dança, informática ou daqueles que frequentam os mais altos escalões da República.
Só há uma saída e não é o aeroporto e muito menos apagar a luz, a saída é o exílio.
E deixar essa terra que sei abençoada por Deus pegar fogo, nas mãos eficientes daqueles que tem capacidade para fazer isso.
Dos indiferentes, dos que lucram milhões com segurança. Porque tanto barulho com o castelo do deputado em Minas? Ele é apenas mais um que soube aproveitar o filão.Quantos castelos desse tipo proliferam pelo país? E não aparecem na mídia, protegidos atrás de um arsenal de seguranças e de muito dinheiro. As vezes um desses castelos é sacrificado para que todos os outros permaneçam sendo desfrutados, dessa vez foi o político mineiro.
Não é ótimo ter escadas rolantes para o Cristo Redentor? Ótimo, até o dia que teremos que pagar pedágio a algum traficante para podermos subir até lá.
Inversões de prioridades.
E quem mantém isso?
Os que viram as costas, os buscam apenas os interesses pessoais ou de seus grupos, e todos os que se disfarçam nas sombras atrás de organizações que sob o pretexto de proteger, integrar, auxiliar, defendem apenas o status quo de seus salários pagos com os impostos mais altos do mundo.
Recomendo novamente o exílio.
Se você possui um tênis qualquer de marca, só poderá usar ele no Uruguai ou Miami.
Se você tem uma jaqueta mais ou menos, poderá usá-la tranquilamente num desses lugares ou ainda Nova Iorque.
Pois saiba que sua vida aqui não vale nada.
E os nossos intelectuais? Que até 1970 discutiam,analisam, pensavam esse país,onde andam?
É difícil dizer quantas vezes, em nossa história, os intelectuais se ajoelharam diante da corte.
E ela continua, firme, poderosa, lotando as repartições públicas de burocratas felizes no tráfico de influência, que precisa ser legalizado, já que é prática, por que não legalizar o lobby? Em vários países é um negócio como qualquer outro. Assim,como está termina sendo sempre mais caro para o contribuinte.
Nelson Werneck Sodré registra o nome de alguns intelectuais adesistas no período do império.
Não se engane,o que se faz hoje também permanece.
É possível sim, citar nomes que muito próximos da mídia e do Estado agem apenas também para manter seus privilégios.
Para aqueles que não querem o caminho do exílio só existe outro caminho, tentar fazer com que esse jogo seja diferente.

1)Fundado em 1993, o Grupo Cultural AfroReggae (GCAR) é uma organização não governamental que oferece atividades socioculturais para jovens moradores de favelas como forma de fortalecer sua auto-estima, contribuir para a construção de sua cidadania e, com isso afastá-los dos caminhos da violência, do narcotráfico e do subemprego.(texto do site)
http://www.afroreggae.org.br/institucional/
















1/06/2010

Não veja o filme, não leia o livro e nem ganhe uma camiseta com um pacotão de pipoca


Ben 10 o "Avatar" e seus clones, inimigos ou em que ele se transforma, não sei


Queime, queime



Por onde começo com essa vida que estamos vivendo?


Mercado de jovens e seus uniformes,que nos fazem "entrar"


Mas você pensa que somos cegos?


Que não conseguimos ver através de todas as suas mentiras?
     
        fragmento da música de The Lostprophets (1)


Nos grandes lançamentos que chegam as novas supertelas de cinema no Brasil, ao assistir o filme, todos os bons micos amestrados podem ganhar um pacote de pipoca, uma camiseta e se tiver alguma coisa escrita sobre o filme você poderá levar para casa.
Walter Benjamin dizia que o cinema deveria encontrar sua própria realidade e a realidade do cinema deveria ser diferente da realidade do dia-a-dia. Quando Benjamin falava sobre isso, o cinema dava seus primeiros passos como uma possível arte e engatinhava como indústria.
E cresceu da década de 30, em diante, exponencialmente até os mega estúdios nos Estados Unidos, matando índios, incendiando aldeias de índios, dizimando índios, matando africanos, indianos, desprezando todo o tipo de selvagem e impondo a visão dos conquistadores bonzinhos. Onde houvesse gente pra matar lá estava o cinema americano junto da chacina.
Agora, o cinema americano, adequado aos novos tempos, nos traz o Afganistão e problemas de consciência nos Leões e Cordeiros, quando Robert Redford, professor politicamente correto, tenta demover dois bons alunos da ideia de partirem para guerra.
Quando eles aparentemente chutam a própria cabeça como em Soldado Anônimo, onde o personagem quase enlouquece por não conseguir disparar um só tiro e afirma que a masturbação é a única atividade que se dedicam com afinco na guerra do Iraque, chega-se naquilo que Benjamin desejava, o cinema criando a sua própria realidade. O rapaz foi pro Iraque e não conseguiu disparar um único tiro?
Chegou a mirar o fuzil na cabeça de um feio iraquiano com seu chapeuzinho rídiculo de militar e foi desautorizado.
Ah!Então, aquilo lá não é guerra? Não se disparam tiros, não morre gente?
Walt Disney estava certo com a sua Fantasia. Lucro sobre lucro.
Estamos dentro de um cinema com câmara rápida, menos de 20 segundos por imagem, que acelerou a fragmentação do fragmento, fragmento de emoções de todo tipo, sangue dá negócio? Vamos fazer escorrer pela tela, bater carros, explosões quanto mais melhor.Vamos banalizar a violência até torná-la normal, o que não é.
Por isso os soldados que norte-americanos no Iraque, no documentário de Michael Moore, dizem que a melhor música que escutam quando entram na guerra é Burn Burn, música para guerrear.
Guerra com trilha sonora e cujo roteiro é escrito em Washington.
E,eles entram de peito aberto ouvindo a música a todo volume, mesmo que a letra diga outra coisa, importa é o som, o fragmento da emoção.
Depois eles não entendem porque os adolescentes começam a dar tiros em quem não simpatizam na escola, na universidade.
Um cinema que viciou o espectador em adrenalina, e em chorar cada vez que vê em Casablanca e escuta o passivo Sam tocar o times goes bay pro querido patrãozinho rememorar o seu passado de homem. E todos no bar, cantam a Marselhesa de peito estufado e eivados de sentimentos patrióticos, bem distantes da batalha.
Bobagem.
E pra rechear os corações e as veias de açúcar, tome algumas canções, alguns embates amororsos, as danças, e nem raramente uma obra significativa.
Tudo em nome da bilheteria e o entretenimento.
Em um filme, que não lembro o nome, havia um diretor de estúdio que discute sobre cinema e diz que a sua fala preferida, em cinema, era o grito do Tarzan.
Tarzan venceu a tudo e a  todos com seu grito gravado ao contrário, impôs a cultura da macaca Chita, que só sabe abrir a boca e rir, e aprovar a tudo se ganhar banana.
As avaliações dos filmes, pela "critica" especialiazada em cinema americano começa assim: “foi um fracasso de bilheteria não faturou os 50 (ou 100,ou 200) milhões de dólares esperado na semana do lançamento”.
Um dos parâmetros para a avaliação é o quanto o filme rendeu aos produtores. Toda a criação de um filme dessas grandes bilheterias é uma criação coletiva, não tem um único autor, o diretor é apenas um organizador, perdeu a sua função criativa que o Cahiers du Cinéma dizia existir na década de 60, mesmo com Roland Barthes apontando o Sindicato dos Ladrões como um blefe.
E,caso você não saiba a pipoca faz parte do treinamento para se tornar um mico e aumentar o faturamento. A camiseta também, e também os bonecos e brinquedos gerados pelo filme.
Ainda é possível imaginar o cinema como uma arte? Como tentaram os europeus e os outros cinemas no mundo, incluindo o nosso?
Não creio mais que isso seja mais possível.
Se foi não é mais. Não existem recursos para isso.
A menos é claro que se considere arte um desenho animado, entre outras tantas toneladas de cartoons distribuídos pelo mundo como parte desse sistema industrial, que empurra relógios do Ben 10 para crianças indefesas, camisetas do Ben 10 para crianças ainda incapazes de separar a realidade da fantasia, que empurra bonecas, biscoitos e um monte de lixo para crianças, inserindo-as num sistema de consumo precoce e desprotegidas de alguma legislação que preserve o que elas possuem de melhor.
A reprodutibilidade, dizia Benjamin retira a aura do objeto artístico.
Nisso ele estava certo, a reprodutibilidade também retira o valor.
Ou então, teremos que mudar os parâmetros de avaliação para uma obra de arte, no mercado de arte quanto mais cópias circulam de um peça de arte, mais barata ou desvalorizada ela se torna.
Portanto, tudo que é reproduzível perde o valor na medida que aumenta o seu número de cópias e pode-se acrescentar, audiência.
Assim, podemos concluir que tanto o cinema industrial como a televisão, estão longe de serem e produzirem arte, são produtos de consumo cujo valor artístico é um pastiche da arte verdadeira.


1) Escute: http://vagalume.uol.com.br/lostprophets/burn-burn.html




1/03/2010

Cabeças de bagre



Não sei se usa a expressão “cabeça de bagre” além do Mampituba ou se ela é uma expressão legítima do Rio Grande do Sul. Para quem não sabe, ela é empregada para designar aquelas pessoas de pouca ou nenhuma inteligência ou se a tem, não a usam em proveito próprio e muito menos dos outros. São repetidores incansáveis de idéias, conceitos e preconceitos alheios, e quando se metem em política, é o que se vê na maior parte de nossos políticos, um desastre, um bando de políticos cabeça de bagre.

Agora, com a internet esses cabeciones então, se acharam como distribuidores de mensagens e correntes de saúde,amor, paz, beleza e piadas, quando não distribuem material preparado por outros cabeças de bagre sobre política.
Algumas dessas mensagens traem a sua origem

Chegou na minha caixa postal, recentemente, uma dessas sobre a Dilma Roussef, que é de uma violência tão descarada que parece ter sido realizada por parte desses sistemas que ainda agem nas sombras nesse país, em nome de algum controle social, que estão acima da lei e da ordem, pagos naturalmente com o dinheiro dos impostos, prestando contas apenas aos arapongas de plantão e mais ninguém.

Duvido que, na sequência, os cabeça de bagre que distribuem esse tipo de mensagem saibam realmente o objetivo daquilo, se publicidade contra ou a favor da ministra, só quem fez sabe o que está fazendo.

Já vivi nesse país em um tempo de triste memória, quando a minha correspondência vinha toda aberta.

Imaginei que esse tempo tivesse terminado.
Mas não, sei não.
 Esses que fazem isso agora, parecem ser os mesmos, senão parentes, amigos, colegas ou descendentes, tão descerebrados quanto aqueles que liam a correspondência alheia naquele período..

Agora, me poupem, cabeças de bagre, façam o seu trabalho sujo longe de mim e se mantenham vocês, seus colegas e distribuidores de mensagens idiotas longe da minha caixa postal.

12/31/2009

O homem que detestava cebola


Rubem Braga


Os conhecedores de vinho ao se referirem a um determinado vinho e sua qualidade intrínseca falam não apenas do vinho, mas referem-se ao  local em que a uva foi plantada, a safra e quase sempre terminam, quando o vinho merece a avaliação, com a frase:

-Foi um ano excepcional.

Aquele ano para mim também foi um ano assim. Nem faço questão de lembrar que ano era.

Estávamos numa situação e época, onde tudo era excepcional, o local, o ano, as pessoas.

E apenas dois jornalistas podiam fazer notícias ou falar sobre o fato, era um projeto da Companhia Jornalística Caldas Júnior com o grupo Habitasul, não existia para os outros veículos de comunicação do estado e do país.

Só para nós.

Exclusividade de Jaime Copstein, pelo Correio do Povo e eu que cobria pela Folha da Tarde.

E as pessoas ali presentes. Essas sim, eram maiores que qualquer vinho que eu já houvesse provado. Andavam pelos salões do Hotel Laje de Pedra, em Canela, alguns dos mais importantes escritores que esse país já teve..

Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Antônio Callado, Josué Guimarães, Pedro Paulo Luft, Ziraldo, Fernando Sabino, Millor Fernandes.

Claro, você olha no tempo e vê, alguns dos nomes acima e se pergunta, que significado tem em nossa literatura, hoje?.

Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, homens que inventaram a crônica no Brasil? Ziraldo e Millor ainda estão vivos e os outros?

Sei lá aonde andam.Deixaram a mídia, foram esquecidos por ela, e seus livros?

Que importância tem?

Se você nunca os leu,bom, lamento.

Antonio Callado, com um bigode parelhinho sobre a boca, vivendo num silêncio de tanto sofrimento em sua vida pessoal naquele momento, que andava pelos corredores do hotel fazendo juz ao sobrenome. Alguém aí leu Reflexos do Baile e Quarup? Jornalista, um dos raros brasileiros que pertencia ao Corpus Christi College, da Cambridge University, local, também, um dia, frequentado por Christopher Marlowe e John Fletcher.

Bebida liberada.

Já contei em outro blog, comecei a beber com Paulo Mendes Campos às 11 da manhã, no bar do hotel, e era 11 da noite continuávamos bebendo e falando, do quê? Só Deus sabe e Vinícius de Moraes.

Não é ficção, Paulo Mendes fazia parte de um grupo da qual Vinícius era mais um personagem.

Na nossa mesa sentou um dicionarista famoso no Estado,com a esposa literata e tentaram conversar conosco, mas não conseguiram, nenhum dos dois estava bêbado o suficiente para conseguir falar conosco.

E, o Paulo me falou do Drumond que tinha uma problema de pele que só o azeite santo poderia curar. Sabe aquele azeite que queimam na igreja?Aquele.

E, mais, Rubem Braga, aquele cronista fantástico, maravilhoso, detestava cebola, mas detestava tanto que quando sua empregada chegava da feira ele examinava a bolsa para ver se ela não trazia nenhuma escondida.

De noite, na mesa de sinuca, Pericles Druck, puxou um charuto cubano e desafiou Ziraldo a mim, entre outros, para um jogo a dinheiro.

De noite, na mesa de fondue, o autor de um livro que tem mais mineiros que ele só,cita-os todos, fala nervosamente comigo que não consegue ler nenhum best-seller, pede para alguém de sua confiança ler e depois fica com a certeza que aquilo desaparece no tempo.

Ele não, ele escreve para o tempo, como menino que sempre fora.

O vinho de ano excepcional.

Porque escrevi e reescrevi isso?

Porque acho que a crônica é uma obra de arte interminável.

Falo da verdadeira crônica.

Aquela que Rubem Braga e Paulo Mendes Campos foram mestres em criar, onde não existe cópia de outros autores, nem descrições desnecessárias, nem sentimentozinho barato do eu vivido. Essa crônica verdadeira dura um instante, eternamente. Acredito que sua função não é fazer rir, ou surpreender o leitor. Mas fazer um corte no tempo, tão preciso, tão forte que é capaz de fixá-lo como a um quadro na parede, de maneira que se você olhar para ele é capaz de vivenciá-lo como se estivesse presente quando ele foi feito ou quando ela foi escrita ou ainda, o que nela estava escrito.


Rubem Braga- foto de autor desconhecido
http://www.releituras.com/rubembraga_bio.asp

12/27/2009

Intelectuais estelionatários

                                                                                       


   Da paixão de um cocheiro e uma lavadeira


  Tagarela, nasceu um rebento raquítico.


   Filho não é bagulho, não se atira na lixeira.


   A mãe chorou e o batizou: critico...*

                                  Vladimir Maiakovski



A consagração da expressão 171 do Código Penal para o crime de estelionato, tem sido muito utilizada para designar os crimes políticos- financeiros que têm ocorrido com assídua frequência em nosso país.

Outra aplicação perfeita para essa expressão, que utilizo aqui pela primeira vez, é a dos intelectuais estelionatários. E, estelionato literário, o grande volume de publicações que alimenta as prateleiras do comércio livresco das editoras, bienais, megastores, ávidas de títulos rápidos e de fácil digestão como chessburguer e quanto mais decorativos melhor.

Frutos aparentes de uma “geração espontânea”, esses intelectuais estelionatários, surgiram no final da década de 80 e proliferam a partir da década de 90, mas diferente do que eles imaginam, são resultado, de uma Universidade paga, apática e descerebrada, e da Universidade Pública cassada, cujas razões no Brasil são bem conhecidas e de um ideal Fim da História de Francis Fukuyma.

Como para eles não há história, filhos das creches e da música da babá-televisão alimentados pelo He-man e amamentados pela She Ra, consideram que tudo que existiu pelos Poderes de Greyskull- antes deles, pouca ou quase nenhuma expressão ou significado teve.

Assim, começaram a reescrever a “história” da maneira mais pueril e desconexa possível utilizando instrumentos já vencidos de um enciclopedismo dogmático neo reciclado.

Novas histórias da literatura e dicionários regionais proliferam no país, bem como textos sobre descobertas fantásticas de novos autores contemporâneos isolados, ilhados, gênios autocráticos saídos do limbo como eles.
Critica Nem-Nem, nem um coisa nem outra, analisada por Roland Barthes em Mitologias que tenta incluir toda e qualquer referência desconhecida e não elaborada, num catálogo onde a cultura aparece dentre todas as coisas como deusa neutra, asséptica, moralmente palátavel  e comestivel. Qualquer critica que não se enquadre no molde, no modelo, no quadradinho, está excluída.Critica, mesmo, nem pensar, ação entre amigos, sim, de amigo para amigo, citação por citação, sempre favorável.

Essa raça de estelionatários invadiu a imprensa - ”Com um nariz grácil como um vintém por lauda - Ele cheirou o céu afável do jornal”- na consonância com patrões que sempre consideraram a critica, seja do que, e qual for, uma péssima facilitadora de bons negócios e negociatas.

Critica? Só a capaz de gerar chantagem para possibilidade de novos ganhos, escadas para posições mais elevadas.

Vigias de um jornalismo e uma literatura amorfa geraram pequenos monstros “Um enorme lacaio, balofo e bajulante”,- cevados e alicerçados em preconceitos escolhidos a dedo, dogmáticos e sem leitura, onde Joyce, Proust e um que outro latino-americano, formam o arcabouço básico, mais do que isso não é necessário, e tudo que não diz respeito a seu umbigo e dos seus, inexiste.

E, para estabelecer novas cortes, novas relações-redes, de iguais, para comentar e analisar o mesmo, a mesmice, para o ver e ser visto, escrever e ser inscrito no cânone da banalidade comercial, impuseram o uso intensivo da mídia e do marketing como novos deuses-abutres da comunicação literária.

Esse intelectualismo estelionatário está em pleno vigor e sem contraditores do porte de um Otto Maria Carpeaux, Antonio Cândido, Afrânio Coutinho, Manoel Bandeira, para citar alguns nomes respeitáveis com trajetória de dignidade contra essa maré de professores, doutores, jornalistas, escritores/cantores sem passado, que hoje infestam os salões e palcos bem vestidos, arejados, ventilados, repletos de maus versejadores e línguas presas da República.



Referências ao Poema Hino ao Crítíco
Trad. Augusto Campos- Antologia da Poesia Russa Moderna. Ed Civilização Brasileira

Foto: Vladmir Maicoviski, autor desconhecido

12/23/2009


É sempre bom lembrar o poema de Bertolt Brecht




                                                                 Bertold Brecht 

                                                             

Privatizado


"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.


É da empresa privada o seu passo em frente,


seu pão e seu salário. E agora não contente querem


privatizar o conhecimento, a sabedoria,


o pensamento, que só à humanidade pertence."






1)Arte Renato de Mattos Motta
2)Imagem de domínio público do Arquivo Federal Alemão do poeta Bertolt Brecht  - 1898 - 1956-

12/20/2009

Os quatro sábios da RBS e dinheiro para o Açorianos

O recente episódio que terminou na retirada do prêmio Açorianos de Literatura foi emblemático.

Mostrou que mesmo com todo o apoio de mídia, um servidor público tem obrigação de explicar suas atitudes aos cidadãos aos quais deve seu cargo. E podemos exigir dele esse tipo de atitude, pois não existe fortaleza nenhuma atrás de qualquer veículo de comunicação que o mantenha isento disso.

As justificativas dadas pelo secretário para retirada do prêmio ainda foram frágeis.

Um dos motivos apontados por ele é que “não ficaria bem, para transparência do evento”.

Esse não ficar “bem” me parece um tanto forçado quando se trata de algo absolutamente errado, senão irreal e talvez eticamente imoral, o ato da organização pública premiar a si mesmo por algo que faz parte de sua obrigação realizar. Até o ano passado o regulamento do Açorianos não permitia a participação de funcionários da Prefeitura.

E não foi uma “menção honrosa” que a Maratona recebeu, como frisou o secretário em entrevista a Bandeirantes, foi o prêmio Açorianos.

A explicação sobre a escolha de jornalistas “por notório saber” também deixa a desejar quando o secretário afirma em entrevista de tv que deverá ser mais cuidadoso na escolha dos integrantes nos próximos anos, escolhendo jornalistas também de outros veículos. Parece que não houve a percepção dele de que não se trata da participação equânime de veículos de comunicação, mas da forma privilegiada que isso foi feito.

Curiosamente os quatro sábios (“notório saber”) pertenciam, esse ano, a um único veículo de comunicação, ingenuidade na escolha? Falta de atenção, esse ano, do secretário para o assunto?

Quero crer que ele foi mal assessorado.

Entre dos quatro sábios (“notório saber”) da RBS que participaram do evento, um deles, além de jurado foi premiado.

Aqueles que participam como jurados podem ser premiados, mesmo que seja em categorias diferentes? Proponho que essa regra faça parte do regulamento do prêmio, se não estiver lá.

Mas afinal, existe um regulamento do Açorianos ou mudam-se as regras a cada ano?

Seguramente essa foi a única vez em toda a história de um prêmio, em caráter nacional, que ele é retirado pela comunidade cultural do Estado cansada de ver atitudes parciais do poder público como essa, que na busca da promoção pessoal esquece seus deveres para com a sociedade a quem deve sempre explicações.

O secretário também promete que até 2012 algumas categorias do Prêmio Açorianos serão contempladas em dinheiro.

Apenas promessa?Ou uma realidade para deixar todos os próximos concorrentes à premiação felizes? Acenar com recursos será uma boa atitude de quem foi colocado em um cargo público para ter ou exercer uma política cultural, ou cultura? Me sinto desrespeitado quando o poder público usando a prerrogativa de ter recursos na mão, que não são seus, os usa para prometer algo que talvez não possa cumprir.

Com relação a isso é preciso questionar alguns aspectos, porque a poesia deverá só receber a premiação em 2012 e não em 2010?Porque não todas as categorias? Quais foram os critérios que nortearam essa escolha e, de onde sairão os recursos para tanto, que até agora não existiam?

Para concluir gostaria de cumprimentar os jornalistas Felipe Vieira e Lúcia Mattos na demonstração que deram de que existe a possibilidade da realização de um jornalismo sério, responsável e que isso, em última análise, é o pleno exercício da cidadania que não se curva diante do poder exercido pelo Estado e nem dos poderosos veículos de comunicação.

Parabéns a todos que estiveram nessa batalha.

Em tempo: nenhum veículo da RBS noticiou a revogação do prêmio.

Marco Celso Huffell Viola

Fontes: Correio do Povo 18 de dez de 2009

Jornal da Bandeirantes – 19 h horas 17 de dezembro 2009

12/18/2009

Prêmio Açorianos tem que ser devolvido

Pela primeira vez se tem notícia, nesse país, de que um prêmio literário importante é dado e retirado, as razões podem ser entendidas pelas notícias abaixo e o histórico do fato.

Notícias e histórico

Link para a matéria da Tv Bandeirantes


http://www.bandrs.com.br/bandtv/index.php?n=11349&p=0
Link para entrevista Rádio Bandeirantes


Link para a matéria do jornal Correio do Povo

http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/?Noticia=72989

Correio do Povo

Arte & Agenda > Variedades
17/12/2009 20:54 - Atualizado em 17/12/2009 20:58

Destaque em prêmio Açorianos é revogado

Quatro dos jornalistas jurados eram da mesma empresa de comunicação
Depois de um início de polêmica, o prêmio Açorianos de Destaque em Projeto de Incentivo, Promoção e Divulgação da Literatura, concedido ao projeto Maratona Literária, da Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre foi revogado na tarde de hoje pelo secretário municipal de Cultura, Sergius Gonzaga. “Decidimos tirar dos registros dos vencedores este projeto porque achamos que não ficaria bem para a transparência do evento”, revela Gonzaga.O secretário esclarece que a escolha foi espontânea do corpo de 27 jurados e que irá enviar uma carta a eles, explicando os motivos do declínio. “Não havia impedimento no regulamento, mas decidimos não aceitá-lo”, ressalta. Em 1995, a revista Porto & Vírgula havia ganho o prêmio Destaque em Mídia Impressa.Sergius Gonzaga disse que por falta de cuidado na escolha dos jurados, quatro dos jornalistas convidados eram da mesma empresa de comunicação, mas que isso não refletiu diretamente em nenhuma das escolhas. “A escolha dos jurados é por notório saber, não pela empresa que representam”, explicou.Ele anunciou, ainda, que o prêmio Açorianos de Literatura terá prêmio em dinheiro nas próximas edições. A categoria Conto receberá um valor a ser confirmado em na edição de 2010, a Narrativa Longa, em 2011 e a Poesia, em 2012.
Correio do Povo link da notícia

http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/?Noticia=72989


Amigos

O Secretário Sergius Gonzaga informou na tarde de hoje (17 dez) a Band News e a jornalista Lucia Mattos que iria cancelar a premiação doAçorianos 2009 a Maratona Literária, em função desta ser uma atividade realizada pela própria secretaria e portanto não poderia ser premiada.Com essa atitude o secretário demonstra que está atento as ponderações que fizemos no texto sobre essa premiação e contou com apoio de vários intelectuais.Textos abaixo, na ordem de seu envio:


----- Original Message -----From: Marco Celso H.ViolaSent: Wednesday, December 16, 2009 3:22 PMSubject:

Maratona Literária-quando o Estado premia a si mesmo

Prêmio Açorianos- de 2009

Percebe-se que não existe nenhuma iniciativa importante na área do livro por parte do Estado, nesse caso o muncípio, quando ele premia a si mesmo por ter feito ou fazer aquilo que é sua obrigação.
O Prêmio Açorianos desse ano revela isso, a premiação da Maratona Literária como "Promoção e Divulgação da Literatura em Porto Alegre"-, a partir de indicação espontânea. Segundo consta existe um corpo de jurados para julgar as diversas categorias do Prêmio Açorianos e a essa, esse ano, soma-se uma curiosa"indicação espontânea". Depois de não ter recebido o Fato Literário de 2009, apesar do esforço realizado junto as urnas colocadas na Feira do Livro e fora dela -com funcionárias da Divisão do Livro destacadas para buscar votos junto aos frequentadores da Feira (se não me engano o dinheiro que paga esse pessoal é dinheiro de impostos) - percebe-se que existe por parte da direção da atual Divisão do Livro bem como adminstração cultural do muncípio a busca de promoção pessoal e de suas atividades e a inexistência total de um plano para a cultura de Porto Alegre onde repetem-se iniciatavas antigas como o Baile da Cidade- cujos custos de um único dia ultrapassam o valor do orçamento anual do Atelier Livre da Prefeitura. Até quando os intelectuais desta cidade vão permanecer integrando-se em atividades como essas sancionando-as sem nenhuma discussão? Está na hora de começar a dizer basta para o cumpadrio, para aqueles que fazem do dinheiro público escada para carreiras nem sempre bem explicadas ou com currículo para exercê-las. Marco Celso Huffell Viola

*Fonte a notícia do site da SMC-

Porto AlegreEm 16/12/09, Celso Sant Anna<celsoluizsantana@hotmail.com> escreveu:

Prezado Marco e demais As políticas em âmbito da capital e do governo do Estado na área da Cultura não respiram o que é feito no teatro, música, poesia e por aí vai. Sabe, índio véio, é de desanimar. Nós que transitamos pela construção diária e de formiguinha no mundo das artes, não estamos em consonância com os "grandes projetos" reforçados por setores da mídia que associam o fazer cultural com sucesso. Sucesso esse, que está a serviço de reforçar um status quo, sem um mínimo de questionamento. Há, praticamente, uma censura velada ao diferente.
O que vale é o grande, com ampla repercussão, e o tradicional, ambos com a função de reforçar valores cristalizados. Existe espaço para todos, mas quando Cultura é um valor tratado pelo enfoque da diversão apenas, aí épreciso refletir. Buenas, acho que peguei leve. Abraços Celso Lembre-se: O meu pensamento vivo você encontra em: http://twitter.com/CelsoSantAnna-----

Original Message -----From: "Renato Motta" <renato.mattos.motta@gmail.com>
Subject: Re: Maratona Literária-quando o Estado premia a si mesmo

Amigos,

Faço minhas as palavras do Celso! Não apenas é vergonhosa e imoral abusca de autopromoção através do aparato público. Acho importanteressaltar que "aquilo que é obrigação" de uma secretaria de Cultura ouuma Divisão desta secretaria fazer não pode ser passível de premiaçãopor esse próprio órgão, ainda mais quando quando a obrigação não écumprida e o serviço resulta mal feito.Do que falo?Falo de um evento que conheci, tendo participado das primeiras 2 ou 3edições, que supostamente deveria "promover e divulgar a literatura emPorto Alegre", que aconteceu no Centro Municipal de Cultura, local debaixa circulação de populares, reunindo um grupo seleto de literatos,artistas plásticos, músicos e membros da "inteligentzia"portoalegrense para lerem "Cem Anos de Solidão", "A Metamorfose", "OsRatos" ou "On the Road", livros que - assim como eu - a maioriadaquelas pessoas já leu há mais de 30 anos... quando percebi que oreferido evento não passava de um convescote de notáveis para ver eser visto, que não produzia efetivamente qualquer contribuiçãocultural, deixei de frequentar. Ainda mais quando tive o desprazer dever as funcionárias da Divisão do livro em plena tarde de um dia desemana empenhadas em arregimentar votos populares para fazer daMaratona o "Fato Literário" em detrimento de outros projetos que mepareceram muito mais meritórios e conseqüentes...Não conseguiram o Prêmio Fato Literário. Fazer o que? Usar o PrêmioAçorianos? Este não há como perder, é só mexer pauzinhos, criar uma"indicação espontânea". Não interessa se isto pode denegrir a imagemde um prêmio que até hoje era tido como digno de respeito. Nãointeressa se a ética mandaria recusar mesmo se o júri tivesse sidorealmente espontâneo ao dar esse prêmio. Interessa a satisfação dasvaidades. Interessa a autopromoção. O odor do incenso aceso em causaprópria, o gozo de ganhar um prêmio pela própria mão.E a Cultura, a verdadeira cultura de Porto Alegre?Esta precisa mendigar verbas, esmolar uma centena de cartazes daqui,um xerox dali, ao custo de colocar medalhas de apoio em eventos sériosque o poder público apenas finge apoiar--Renato de Mattos Mottapoeta, artista plástico, publicitário(51) 3024-6221(51) 9237-5646

De: mar.rio <mar.rio@terra.com.br>Assunto: Re: Re:

Maratona Literária-quando o Estado premia a si mesmo
Data: Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009, 15:53

Olhem, amigos,nosso querido bardo Quintana já dizia que o problema da literatur
agaúcha era a "semostrância".Agora, mais esta atitude coronelista da administração de Porto Alegre,uma cidade abandonada aos buracos e descuidados.Como escritor, infelizmente, não posso me valer de entidade alguma
para discutir sobre isso.
Posso falar por mim, e devo pedir esclarecimentos aos envolvidos, como
cidadão, mas na possibilidade de uma resposta não acredito. Acredito
nas pessoas, não dou crédito aos trocados negociados por algumas.
Não poderia esperar nada menos insólito da secretaria de cultura dePorto Alegre, uma cidade atirada aos descalabros.
Sem que estejam lançados os dados do imaginário,
todo e qualquer
sistema político é ineficiente e precário.

Ainda, e além, há quem queira que esse estado de coisas tome assentos
no palácio do Governo Estadual.
O senhor do tempo nos livre disso, a nós, poetas, atores, dançarinos,artistas visuais, músicos e habitantes desta cidade cercada por muros.
Resta rogar ao Papai Noel que devolva o bom senso ao momento e ao
movimento criativo da província. Papai do Céu não irá tratar dessasegolatrias.Corpo Santo e Sepé Tiaraju, estavam certos: esta loucura tem dono!Mario Piratapoeta & brincadeiroEstrada Luiz Bettio, 70(Chapéu do Sol, Belém Velho)Poa, RS, CEP 91787-110(51) – 98144841http://mariopirata.blogspot.com/

Revogado o Prêmio Açorianos 2009

O texto abaixo iniciou a discussão virtual e com os veículos de comunicação de Porto Alegre que resultou na retirada do Prêmio Açorianos de Literatura para a Maratona Literária de 2009-na categoria de incentivo a leitura, pelo secretário Sergius Gonzaga.

Link para a notícia

http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/?Noticia=72989

Prêmio Açorianos- de 2009 *

Percebe-se que não existe nenhuma iniciativa importante na área do livro por parte do Estado, nesse caso o município, quando ele premia a si mesmo por ter feito ou fazer aquilo que é sua obrigação. O Prêmio Açorianos desse ano revela isso, a premiação da Maratona Literária como "Promoção e Divulgação da Literatura em Porto Alegre"-, a partir de indicação espontânea.
Segundo consta existe um corpo de jurados para julgar as diversas categorias do Prêmio Açorianos e a essa, esse ano, soma-se uma curiosa "indicação espontânea".
Depois de não ter recebido o Fato Literário de 2009, apesar do esforço realizado junto a urnas colocadas na Feira do Livro e fora dela -com funcionárias da Divisão do Livro destacadas para buscar votos junto aos frequentadores da Feira (se não me engano o dinheiro que paga esse pessoal é dinheiro de impostos) - percebe-se que existe por parte da direção da atual Divisão do Livro bem como administração cultural do município a busca de promoção pessoal e de suas atividades e a inexistência total de um plano para a cultura de Porto Alegre onde repetem-se iniciativas antigas como o Baile da Cidade- cujos custos de um único dia ultrapassam o valor do orçamento anual do Atelier Livre da Prefeitura.
Até quando os intelectuais desta cidade vão permanecer integrando-se em atividades como essas, sancionando-as sem nenhuma discussão?
Está na hora de começar a dizer um basta para o cumpadrio, para aqueles que fazem do dinheiro público escada para carreiras nem sempre bem explicadas ou com currículo para exercê-las.

Marco Celso Huffell Viola

15 dezembro-2009

*Fonte da notícia do site da SMC- Porto Alegre

6/12/2009

A diferença entre produtor cultural e despachante cultural

Aonde são aplicados os milhões que a Cultura e o Esporte recebem das loterias?

As leis de incentivo a cultura, tanto nacionais como regionais (Lei Rouanet e leis de incentivo a cultura) terminaram por criar uma nova profissão que por falta de uma melhor designação passou a ser chamado de “produtor cultural”. Mas, na verdade, esses “produtores culturais” nada mais faziam/fazem do que preencher corretamente a papelada que visa encontrar a liberação legal para que o verdadeiro produtor cultural possa arrecadar recursos ou das empresas ou do sistema de financiamento estatal, sem nenhuma garantia de efetividade. A correção dos dados exigidos pela lei não significa o acesso à verba.
A atividade, na maioria das cidades brasileiras onde a cultura não possui recursos e necessita de financiamento, para fazer livros, jornais, revistas, cinema, teatro,etc, virou um negócio mantido por especialistas capazes de enfrentar a papelada com as absurdas exigências legais (que não eliminam o suborno, o lobby, a transferência de recursos para as mesmas empresas que dizem financiar os projetos culturais) e pago com percentual dos recursos arrecadados, quando não antecipadamente.
Com relação aos milhões que a Cultura e o Esporte recebem das loterias, por exemplo, não se tem uma prestação de contas, pública, efetiva para a sociedade da aplicação desses recursos, enquanto isso os verdadeiros produtores culturais, aqueles que produzem cultura, têm que ficar na mão desses “especialistas nos meandros burocráticos” para depois mendigar junto a empresas e instituições e assim conseguir realizar o seu trabalho de produzir cultura, quando conseguem vencer a barreiras de gerentes e marketeiros de plantão que manipulam o chamado dinheiro público. Convém começarmos a estabelecer a diferença entre produtor cultural e o mero despachante cultural, (é preciso enfatizar várias vezes isso), o produtor cultural é o que produz cultura, o outro, o despachante cultural é o indivíduo especialista que sabe como preencher a papelada para conseguir ter acesso a liberação das verbas públicas ou leis de incentivo.
Também os apressados em dar designações simples, associam esse despachante ao produtor de cinema, teatro, e até de televisão, nada mais incorreto, o produtor, aquele que produz, reúne elenco, busca recursos, etc, corre riscos sempre, enquanto o único risco do despachante cultural pode ser uma vírgula mal colocada na papelada exigida pelo sistema burocrático, sem falar que recebe antecipadamente pelo serviço. Então, para caracterizar melhor essa função é importante distinguir: O produtor cultural corre riscos, o despachante não tem risco.
O despachante é uma profissão digna e que existe em vários áreas sociais, em Estados excessivamente burocratizados e que sobrevivem como, despachantes aduaneiros, de papéis para trânsito, contadores -que preenchem o imposto de renda-, etc ou seja é aquele sujeito que conhece os meandros burocráticos e preenche a papelada necessária para que essa ou aquela atividade possa ser realizada dentro da lei.O despachante cultural definitivamente não produz cultura, quem produz cultura é quem faz cultura.