12/20/2009

Os quatro sábios da RBS e dinheiro para o Açorianos

O recente episódio que terminou na retirada do prêmio Açorianos de Literatura foi emblemático.

Mostrou que mesmo com todo o apoio de mídia, um servidor público tem obrigação de explicar suas atitudes aos cidadãos aos quais deve seu cargo. E podemos exigir dele esse tipo de atitude, pois não existe fortaleza nenhuma atrás de qualquer veículo de comunicação que o mantenha isento disso.

As justificativas dadas pelo secretário para retirada do prêmio ainda foram frágeis.

Um dos motivos apontados por ele é que “não ficaria bem, para transparência do evento”.

Esse não ficar “bem” me parece um tanto forçado quando se trata de algo absolutamente errado, senão irreal e talvez eticamente imoral, o ato da organização pública premiar a si mesmo por algo que faz parte de sua obrigação realizar. Até o ano passado o regulamento do Açorianos não permitia a participação de funcionários da Prefeitura.

E não foi uma “menção honrosa” que a Maratona recebeu, como frisou o secretário em entrevista a Bandeirantes, foi o prêmio Açorianos.

A explicação sobre a escolha de jornalistas “por notório saber” também deixa a desejar quando o secretário afirma em entrevista de tv que deverá ser mais cuidadoso na escolha dos integrantes nos próximos anos, escolhendo jornalistas também de outros veículos. Parece que não houve a percepção dele de que não se trata da participação equânime de veículos de comunicação, mas da forma privilegiada que isso foi feito.

Curiosamente os quatro sábios (“notório saber”) pertenciam, esse ano, a um único veículo de comunicação, ingenuidade na escolha? Falta de atenção, esse ano, do secretário para o assunto?

Quero crer que ele foi mal assessorado.

Entre dos quatro sábios (“notório saber”) da RBS que participaram do evento, um deles, além de jurado foi premiado.

Aqueles que participam como jurados podem ser premiados, mesmo que seja em categorias diferentes? Proponho que essa regra faça parte do regulamento do prêmio, se não estiver lá.

Mas afinal, existe um regulamento do Açorianos ou mudam-se as regras a cada ano?

Seguramente essa foi a única vez em toda a história de um prêmio, em caráter nacional, que ele é retirado pela comunidade cultural do Estado cansada de ver atitudes parciais do poder público como essa, que na busca da promoção pessoal esquece seus deveres para com a sociedade a quem deve sempre explicações.

O secretário também promete que até 2012 algumas categorias do Prêmio Açorianos serão contempladas em dinheiro.

Apenas promessa?Ou uma realidade para deixar todos os próximos concorrentes à premiação felizes? Acenar com recursos será uma boa atitude de quem foi colocado em um cargo público para ter ou exercer uma política cultural, ou cultura? Me sinto desrespeitado quando o poder público usando a prerrogativa de ter recursos na mão, que não são seus, os usa para prometer algo que talvez não possa cumprir.

Com relação a isso é preciso questionar alguns aspectos, porque a poesia deverá só receber a premiação em 2012 e não em 2010?Porque não todas as categorias? Quais foram os critérios que nortearam essa escolha e, de onde sairão os recursos para tanto, que até agora não existiam?

Para concluir gostaria de cumprimentar os jornalistas Felipe Vieira e Lúcia Mattos na demonstração que deram de que existe a possibilidade da realização de um jornalismo sério, responsável e que isso, em última análise, é o pleno exercício da cidadania que não se curva diante do poder exercido pelo Estado e nem dos poderosos veículos de comunicação.

Parabéns a todos que estiveram nessa batalha.

Em tempo: nenhum veículo da RBS noticiou a revogação do prêmio.

Marco Celso Huffell Viola

Fontes: Correio do Povo 18 de dez de 2009

Jornal da Bandeirantes – 19 h horas 17 de dezembro 2009

Nenhum comentário: