12/18/2009

Revogado o Prêmio Açorianos 2009

O texto abaixo iniciou a discussão virtual e com os veículos de comunicação de Porto Alegre que resultou na retirada do Prêmio Açorianos de Literatura para a Maratona Literária de 2009-na categoria de incentivo a leitura, pelo secretário Sergius Gonzaga.

Link para a notícia

http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/?Noticia=72989

Prêmio Açorianos- de 2009 *

Percebe-se que não existe nenhuma iniciativa importante na área do livro por parte do Estado, nesse caso o município, quando ele premia a si mesmo por ter feito ou fazer aquilo que é sua obrigação. O Prêmio Açorianos desse ano revela isso, a premiação da Maratona Literária como "Promoção e Divulgação da Literatura em Porto Alegre"-, a partir de indicação espontânea.
Segundo consta existe um corpo de jurados para julgar as diversas categorias do Prêmio Açorianos e a essa, esse ano, soma-se uma curiosa "indicação espontânea".
Depois de não ter recebido o Fato Literário de 2009, apesar do esforço realizado junto a urnas colocadas na Feira do Livro e fora dela -com funcionárias da Divisão do Livro destacadas para buscar votos junto aos frequentadores da Feira (se não me engano o dinheiro que paga esse pessoal é dinheiro de impostos) - percebe-se que existe por parte da direção da atual Divisão do Livro bem como administração cultural do município a busca de promoção pessoal e de suas atividades e a inexistência total de um plano para a cultura de Porto Alegre onde repetem-se iniciativas antigas como o Baile da Cidade- cujos custos de um único dia ultrapassam o valor do orçamento anual do Atelier Livre da Prefeitura.
Até quando os intelectuais desta cidade vão permanecer integrando-se em atividades como essas, sancionando-as sem nenhuma discussão?
Está na hora de começar a dizer um basta para o cumpadrio, para aqueles que fazem do dinheiro público escada para carreiras nem sempre bem explicadas ou com currículo para exercê-las.

Marco Celso Huffell Viola

15 dezembro-2009

*Fonte da notícia do site da SMC- Porto Alegre

Um comentário:

Anônimo disse...

Marco,

os problemas desta edição não param por aí: o livro do Bissón, um dos premiados, foi editado pela Editora da Cidade, afeta à própria Coordenação do Livro. E uma das juradas, casualmente, funcionária do veículo de comunicação com maior nº de jurados no prêmio e também premiado é, pelo que sei, mulher do Coordenador do Livro e Literatura. Infelizmente, o Açorianos,um prêmio literário literário considerado até agora um dos mais importantes e sérios do país, está sob suspeita.