12/31/2009

O homem que detestava cebola


Rubem Braga


Os conhecedores de vinho ao se referirem a um determinado vinho e sua qualidade intrínseca falam não apenas do vinho, mas referem-se ao  local em que a uva foi plantada, a safra e quase sempre terminam, quando o vinho merece a avaliação, com a frase:

-Foi um ano excepcional.

Aquele ano para mim também foi um ano assim. Nem faço questão de lembrar que ano era.

Estávamos numa situação e época, onde tudo era excepcional, o local, o ano, as pessoas.

E apenas dois jornalistas podiam fazer notícias ou falar sobre o fato, era um projeto da Companhia Jornalística Caldas Júnior com o grupo Habitasul, não existia para os outros veículos de comunicação do estado e do país.

Só para nós.

Exclusividade de Jaime Copstein, pelo Correio do Povo e eu que cobria pela Folha da Tarde.

E as pessoas ali presentes. Essas sim, eram maiores que qualquer vinho que eu já houvesse provado. Andavam pelos salões do Hotel Laje de Pedra, em Canela, alguns dos mais importantes escritores que esse país já teve..

Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Antônio Callado, Josué Guimarães, Pedro Paulo Luft, Ziraldo, Fernando Sabino, Millor Fernandes.

Claro, você olha no tempo e vê, alguns dos nomes acima e se pergunta, que significado tem em nossa literatura, hoje?.

Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, homens que inventaram a crônica no Brasil? Ziraldo e Millor ainda estão vivos e os outros?

Sei lá aonde andam.Deixaram a mídia, foram esquecidos por ela, e seus livros?

Que importância tem?

Se você nunca os leu,bom, lamento.

Antonio Callado, com um bigode parelhinho sobre a boca, vivendo num silêncio de tanto sofrimento em sua vida pessoal naquele momento, que andava pelos corredores do hotel fazendo juz ao sobrenome. Alguém aí leu Reflexos do Baile e Quarup? Jornalista, um dos raros brasileiros que pertencia ao Corpus Christi College, da Cambridge University, local, também, um dia, frequentado por Christopher Marlowe e John Fletcher.

Bebida liberada.

Já contei em outro blog, comecei a beber com Paulo Mendes Campos às 11 da manhã, no bar do hotel, e era 11 da noite continuávamos bebendo e falando, do quê? Só Deus sabe e Vinícius de Moraes.

Não é ficção, Paulo Mendes fazia parte de um grupo da qual Vinícius era mais um personagem.

Na nossa mesa sentou um dicionarista famoso no Estado,com a esposa literata e tentaram conversar conosco, mas não conseguiram, nenhum dos dois estava bêbado o suficiente para conseguir falar conosco.

E, o Paulo me falou do Drumond que tinha uma problema de pele que só o azeite santo poderia curar. Sabe aquele azeite que queimam na igreja?Aquele.

E, mais, Rubem Braga, aquele cronista fantástico, maravilhoso, detestava cebola, mas detestava tanto que quando sua empregada chegava da feira ele examinava a bolsa para ver se ela não trazia nenhuma escondida.

De noite, na mesa de sinuca, Pericles Druck, puxou um charuto cubano e desafiou Ziraldo a mim, entre outros, para um jogo a dinheiro.

De noite, na mesa de fondue, o autor de um livro que tem mais mineiros que ele só,cita-os todos, fala nervosamente comigo que não consegue ler nenhum best-seller, pede para alguém de sua confiança ler e depois fica com a certeza que aquilo desaparece no tempo.

Ele não, ele escreve para o tempo, como menino que sempre fora.

O vinho de ano excepcional.

Porque escrevi e reescrevi isso?

Porque acho que a crônica é uma obra de arte interminável.

Falo da verdadeira crônica.

Aquela que Rubem Braga e Paulo Mendes Campos foram mestres em criar, onde não existe cópia de outros autores, nem descrições desnecessárias, nem sentimentozinho barato do eu vivido. Essa crônica verdadeira dura um instante, eternamente. Acredito que sua função não é fazer rir, ou surpreender o leitor. Mas fazer um corte no tempo, tão preciso, tão forte que é capaz de fixá-lo como a um quadro na parede, de maneira que se você olhar para ele é capaz de vivenciá-lo como se estivesse presente quando ele foi feito ou quando ela foi escrita ou ainda, o que nela estava escrito.


Rubem Braga- foto de autor desconhecido
http://www.releituras.com/rubembraga_bio.asp

Um comentário:

José Antônio Silva disse...

Rubem Braga foi um caso a parte, e olha que seus pares (todos ímpares)à época não eram brincadeira.
Sem dúvida, essa situação que tu viveste é rta não esquecer mesmo.
abraço!
José Antônio Silva