7/31/2020

Texto Ópera do Avesso


Sobre o livro- Livro infanto juvenil
Ele foi escrito e ilustrado em 2010 e impresso em 2020.O texto refere-se a questões de ideias preconcebidas, educação e uma viagem em criatividade.As ilustrações são em preto e branco feitas com recortes
Ficha técnica

isbn-978-65-000-6038-6
Ano de criação- 2010
Ano publicação-2020
edicão 1'ª em papel
formato 29,6x21x 0.5
número de pag -34
peso 126 gr
Impresso em papel;RS 34,00
Com entrega pelos correios
prazo de entrega média 15 dias consultar CEP
 
Leia trecho

-Não me façam perder o meu tempo aqui com vocês. Estou educando vocês para serem grandes! Elefantes! Em vez que passar a vida inteira cegos, surdos e mudos, não os sendo e, mesmo se fossem, não existe deficiência, problema, carência, dificuldade que não possa ser superada com vontade e determinação. Cresçam enxergando, percebendo, sentindo a planície de cima, não por cima, de cima, repito, do alto, porque assim vão ter mais visibilidade. E não esqueçam: Elefantes não cabem dentro de chapéus. Mas, mesmo sendo grandes como elefantes, cuidado com as manadas! Evitem as manadas, as manadas não pensam, você aliena a sua individualidade para a manada.
Evitem as manadas!-advertia a professora.
As analogias da professora retonaram à memória do Maestro, que lembrou das análises criticas que ela fazia de diversos autores, incluindo Saint Exupery. Não poupava ninguém.
-Pensar é condição sinequanon do ser humano - ela afirmava- e parece que, também, de alguns macacos, ou micos. Só nós, na natureza, temos essa capacidade, qualquer outra afirmação sobre isso é besteira, penso logo existo, ou existo porque penso ou, pensar é isso ou aquilo...Pensar é uma condição da nossa natureza, é instrinsíca a ela, então, vamos exercê-la na plenitude.
-As pessoas sem imaginação gostam de colocar as outras dentro de compartimentos, sejam gavetas, caixas, costumes, hábitos, qualquer recipiente
que sirva para encarceirar e rotular. Isso é forma de domínio. O problema surge quando você faz isso consigo mesmo.Coloca um chapéu na cabeça e abandona o seu talento e suas crenças, por dinheiro, posição, sobrevivência, subservência, política, e por qualquer tipo de pressão ou bobagem, e deixa de ser o que é em essência.
-Vocês todos são pessoas essencialmente livres - dizia ela - e vocês mesmos estabelecem os laços que os podem prender. Tudo no mundo tem peso e uma medida e, é você que acrescenta ou diminui o peso e a medida que as coisas possuem.
-Vocês não são responsáveis por aquilo que cativam, mas apenas por aquilo que adquirem, ganham ou recebem, seja o que for, amor, afeto... com responsabilidade, no momento que entendam o significado dessa palavra. Até entender o que é responsabilidade, saber o que essa palavra significa, não podem ser responsáveis por nada. A função do cativo é ser cativo, então, ele vai exigir de você alimento, atenção, cuidado. E nem sempre o que você cativa ou prende, merece qualquer dessas coisas, sob pena de você estar alimentando um monstro que, mais cedo ou mais tarde, pode ficar maior e mais forte que você e vê-lo também como algo a ser preso e servir de alimento. Cuidado com as coisas, objetos, seres ou pessoas que cativa.

Nenhum comentário: